" Eu não me importo se você é branco , negro , hétero , bissexual , gay, lésbica , baixo , alto , gordo , magro , rico ou pobre . Se você for gentil comigo , eu serei gentil com você simples assim " ( Eminem )

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Cuatro Lunas

           É sempre maravilhoso encontrar um longa gay que vale a pena. Antes de sair do meu armário, eu vivia a procurar conteúdo gay na internet, foi a forma que encontrei de me empoderar. Hoje, caio em um material ou outro, quase por acaso, e só assisto se verdadeiramente crer que vale a pena. 
             Cuatro Lunas, me atraiu primeiramente pelo nome. Sou fascinado pela Lua e suas fases, e pode parecer tolice, mas elas influenciam absurdamente minha personalidade.E é este o foco do longa, a homossexualidade em diferentes fases da vida.
          Pra começar temos a infância. O garotinho se apaixona pelo melhor amigo, e um dia, jogando em seu quarto, ele diz sentir curiosidade em ver o pênis circuncidado do colega. Ele o toca, o outro gosta, mas foge e o expõe na escola, fazendo com que ele sofra bulliyng, e claro, se tornando seu maior algoz. Mas ele talvez nem faça isso verdadeiramente por mal, mas sim, com medo de ser exposto primeiro ou temor aos próprios sentimentos. 
        Coisa linda ver a reação dos pais a descoberta, logo após uma briga na escola, no qual eles são convocados e tudo é revelado. A atitude do Pai surpreende e emociona. E caramba, esse garotinho mostrou tanta força.
           Um arco mais maduro quase nunca me chama atenção, admito. Talvez haja uma falta de identificação apenas, mas este me cativou. Um escritor, poeta, que leva uma vida digna ao lado da família, mas foge para a sauna sempre que pode. Lá, conhece um rapaz e passa a desejá-lo. Que passagem linda, que conclusão maravilhosa. Nem vou me prolongar, gostaria tanto que vissem.
          Eu só pude imaginar os caras com os quais já saí {tenho preferência pelos mais velhos}. Suas histórias e tentativas em levar uma vida "correta" aos olhos da sociedade. E claro, suas fugas vorazes noite a dentro, nos banheiros de baladas ou em situações pouco ortodoxas. Achei o filme pé no chão sem ser duro demais.
             Há também o casal bem resolvido. Eles já possuem casa, profissão, estabilidade e 10 anos de relacionamento. Mas um não se senti tão bem assim. Os amigos do parceiro o incomodam, assim como a feminilidade do mesmo.
           Ele começa a achar defeito no seu amor, o que demonstra insatisfação na relação e começa a sair com outro rapaz. Ele o traí e não esconde. Destroçado com a realidade do marido, ele chora, traça um plano para dar mais atenção ao seu amor, mas no fim a autoestima vence, e ele saí para viver sozinho, para recomeçar. Aliás, Antonio Velázquez é um dos homens mais lindos que já vi em cena. Beleza exuberante. 
          Enfim, meu casal favorito. Eu gostaria de editar todo o filme e ter apenas a história dos dois em um curta, seria perfeito. Eles se reencontram depois de anos e ao passar a noite na casa do amigo, ambos se apaixonam. Mas a trama é linda, envolvendo amizade, aceitação dos próprios sentimentos, família, amigos. Fito é um fofo, e logo percebe seu amor, enquanto Leo é mais arredio e teme a reação da família. 
       A primeira vez deles foi realista. Que máximo os dois conversando sobre quem seria o passivo. E o amor de ambos cresce a cada frame do longa. O que dói  no espectador são os momentos em que estão separados. Sem mais delongas, eu amei e já coloquei na minha Top 5 dos filmes gays que mais amo. Se alguém já assistiu, comente aqui. Vamos trocar ideias. Eu o encontrei no Netflix.♥

4 comentários:

  1. Amei sua dica, amei o filme!!
    Lua e suas fases tudo combinando, cada história bem criada, de forma natural, sem forçar, sem estereótipos, sem clichês.
    O filme todo me envolveu e me emocionou de alguma forma, é muito próximo, mas nas cenas da mãe e do pai eu me acabei.
    A mãe e o pai passando por todo o processo de um filho que deixa o armário, a negação, o silêncio, a indiferença, a rejeição, vindo depois o entendimento, a compreensão, a aceitação e por fim o ato de apoiar, de acolher, de ajudar, tudo isso de uma forma sutil, sensível, acabou comigo pois não tive isso.
    Meus pais nunca me aceitaram e como eu queria muito que eles me entendessem e me aceitassem e parassem de me rejeitar, que pudéssemos voltar a conviver e me sentir acolhido por eles.
    Voltando ao filme, aqui não é sessão desabafo, é um filme que tratou tudo de modo natural, real, é uma narrativa sobre relacionamentos, experiências e também amor próprio, amei o filme, assisti em streaming mas vou baixar, merece ficar guardado.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o filme, é cativante e bem natural como tudo é abordado e vai sendo exposto.
    Embora tenha nudez e tal deixando claro uma temática gay, a narrativa em si, a abordagem das histórias é tudo tratado sem clichê, conseguiu ser um filme com temática gay mas sem levantar bandeira, sem ficar forçando.
    E a sensibilidade, essa liga que dá fases da lua com alusão das fases da vida, do amor, do relacionamento e da autoaceitação, tudo sutil, muito natural em cada história e cada personagem, cada interpretação boa dos atores.
    Repito, adorei o filme, vale muito assistir.

    ResponderExcluir
  3. Quatro luas é um dos filmes mais maravilhosos que já assisti. Agora quero conferir o longametragem Moonlight. É uma produção independente que já recebeu várias indicações a grandes prêmios e está sendo considerado pela crítica o melhor filme de 2016. Tb é sucesso entre o público. Trata-se da história de um rapaz americano negro, homossexual, nascido em condições de injustiça social e seu enfrentamento de toda essa barra. Ainda não tem data de estreia no Brasil, mas já tem várias indicações ao Oscar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...